quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Reportagem do Jornal Metrópole


Ninjutsu: luta milenar oriental para guerreiros do século XXI

Publicado em: 26/01/2008

Hoje consideradas modalidades esportivas, as artes marciais surgiram devido à necessidade que os guerreiros tinham de se defender em batalhas e brigas, quando ainda não havia lei ou justiça nos países orientais. Esse principal objetivo das artes marciais foi esquecido com o passar do tempo e essas lutas transformaram-se em técnicas que buscam aperfeiçoar o físico e o espírito, além de visar também a competição.
Para o professor Roberto Alves, o único da modalidade na Baixada Santista, o Ninjutsu é a única que ainda preserva a essência das artes marciais, que tinham como base a garantia da sobrevivência. “Aqui os alunos aprendem a se defender. Não ensinamos ninguém a sair por aí aplicando golpes ou batendo, apenas mostramos como se garantir numa situação onde há risco de morte”.
Diferentemente de outras modalidades, para praticar o Ninjutsu o aluno precisa antes passar por uma entrevista. “É necessário fazer uma classificação, porque ensino técnicas que podem ser usadas de maneira errada por pessoas de má índole. Aqui ninguém participa de competição, porque se o objetivo da arte é sobreviver, não existe competição”. Uma das primeiras lições que os alunos aprendem é: não reagir nunca por algo material. “Apenas se sua vida ou a vida de alguém estiver em risco, você deve usar a arte marcial”.
O Ninjutsu busca, na verdade, uma liberdade total, ou seja, manter a mente e o corpo abertos. “É uma arte marcial que não tem forma, porque você não sabe o que vai acontecer numa situação de perigo. O praticante tem que reeducar o corpo e organizá-lo, para conquistar a liberdade de movimentos”.

Benefícios

Além das técnicas de sobrevivência, quem pratica o ninjutsu conquista, também, uma série de benefícios físicos e mentais. Isso ocorre porque a arte marcial busca “alcançar a iluminação”, ou seja, ver a vida de forma simples. “Os praticantes aprendem a ver qualquer situação como algo que se pode resolver. Dessa forma, conquistam a autoconfiança e tornam-se pessoas melhores”.Ao participar das aulas, os alunos também têm uma melhora na postura, coordenação motora e equilíbrio. Pessoas que sofrem de ansiedade, estresse e depressão também encontrarão ajuda praticando o ninjutsu. “Aqui a pessoa começa a se sociabilizar, a ser mais forte e a encarar os medos, pois adquire confiança. Ela aprende a lidar com a força e com a dor, que fazem parte do nosso dia-a-dia”.
TécnicaNas aulas, além dos golpes os alunos aprendem também a utilizar algumas armas como bastões, espadas e correntes. “Trabalhamos a técnica, a utilização das armas e a parte didática”.Interessados em participar das aulas devem procurar a academia FIT Santos, à Rua Padre Anchieta, 187, Macuco, Santos, telefone 3234-2376. Informações sobre o Ninjutsu pelo site http://www.uwbk@uwbk.com.br/

Amanda Barbieri
Matéria publicada na edição 138 do jornal Metrópole

Nenhum comentário: