sábado, 20 de outubro de 2007

Masaaki Hatsumi "O sucessor"




Nascido em 02 de dezembro de 1931 na cidade de Noda (ao norte de Tóquio), com o nome de Yoshiaki Hatsumi, que foi mudado posteriormente para Masaaki. Iniciou muito cedo nas artes marciais que se converteram em sua paixão, passando a treinar todas as que estavam em seu alcance: Judô, Karate (Shito Ryû e Zen Bei Butokukai), Kendô, Aikidô, Kobudo de Okinawa,
Jukendô (luta com fuzil e baioneta) e Kenpô chinês.
Na adolescência, treinou boxe e fez parte do clube de Judô e de arte dramática, sem contudo deixar de lado seus estudos.
Em 1951, aos 20 anos, enquanto estudava medicina, obteve o 4º Dan de Judô, juntamente com o 6º Dan em Shito Ryû Karate, conquistas muito raras para uma pessoa de tão pouca idade. Pouco depois, foi convidado a ministrar aulas de Judô em uma base do exército americano (Yokota Army Base). Durante o treinamento com os americanos, Hatsumi Sensei perceber o potencial dos soldados. Sua força e conhecimentos militares, somados à maior estatura, em comparação aos japoneses, fazia com que esses soldados, em relativamente pouco tempo de treino, saíssem vencedores dos confrontos. Isto fez com que o jovem Hatsumi questionasse seu próprio
treinamento. Assim, todo o amor que dedicava ao Budô, somado à preocupação surgida em razão dos fatos ocorridos, fizeram com que Sensei Hatsumi buscasse uma arte marcial que tivesse um real potencial de tornar a vitória em um combate independente de força ou estatura. Iniciou então sua busca por um mestre, que pudesse lhe ensinar uma forma de Budô que preenchesse este requisito.
Após ter treinado com vários professores de diferentes artes marciais, conheceu o Sensei Ueno Takashi, mestre em Kobujutsu (arte marcial antiga). Com sua típica dedicação, completou em três anos seus estudos de Kobujutsu Juhappan, ministrados pelo seu agora mestre Takashi. Foi assim instruído em Asayama Ichiden Ryû, Shindô Tenshi Ryû Kenpô, Bokuden Ryû, Kukishinden Ryû, Takagi Yoshin Ryû e Gyokushin Ryû. Após todo esse esforço e dedicação, seu mestre lhe entregou o Menkyo Kaiden, licença que atesta conhecimento geral da arte, e permite ensiná-la, o que Sensei Hastumi efetivamente fez durante algum tempo, ministrando aulas a um grupo
de alunos de Takashi Sensei em Noda.
O Sensei de Hatsumi, por sua vez, havia sido estudante de um renomado mestre de artes marciais, Toshitsugu Takamatsu. Assim, não tardou para que Hatsumi Sensei tivesse contato com este mestre. Aos 26 anos, em 1957, encontrou-o na cidade de Kashihara, ao leste de Osaka, próximo da região de Iga.
Hatsumi diz que o treinamento com Takamatsu era incrível, e aquele mestre mostrou algumas técnicas perfeitas, apesar da sua idade. Takamatsu Sensei começou a chamar seu pupilo de Byakuryu, que significa “dragão branco”, seguindo uma velha tradição, na qual todo guerreiro teria que ter o seu próprio Bugo (nome de guerreiro).

Depois da morte do mestre Takamatsu , Hatsumi somou a palavra “Oh” ao seu nome, como uma homenagem ao seu mestre, cujo nome também a ostentava. Isso lhe fez Byakuryuoh, “dragão branco honrado”. Desde então ele fez algumas mudanças em seu Bugo, como Tetsuzan (montanha de ferro), por exemplo, e é hoje conhecido pelo Bugo Hisamune (investigador eterno).
Três anos anteriores à sua morte, Takamatsu Sensei passou a tradição, o modo de vida e a herança direta de nove escolas marciais ao jovem Hatsumi. Assim, Masaaki Hatsumi tornou-se Sôke (sucessor) de nove escolas tradicionais.

O Dr. Masaaki Hatsumi é quiropratico (Honetzugi) formado pela Universidade Meiji, em Tóquio, respeitado adepto de Seikotsu (método natural de cura, parecido com a quiropatia). É escritor prolífico, autor de numerosos livros de filosofia e artes marciais, que foram traduzidos em vários idiomas; é também pintor, com inúmeras obras expostas em galerias de Nova York e Ginza (Japão). É, ainda, conselheiro renomado de artes marciais, tendo prestado assessoria em cenas de luta, e também atuando e dirigindo filmes de artes marciais para o cinema e televisão.
Em razão de seus incansáveis esforços objetivando espalhar a filosofia do Ninjutsu ao redor do mundo, obteve vasto reconhecimento, tendo recebido numerosos títulos e menções honoríficas, durante suas viagens aos cinco continentes, nas quais ministra seminários e divulga a arte.

Pode-se destacar duas recentes menções honoríficas importantes:
• Os prêmios honoríficos da família Imperial do Japão, Kokusai Eiyosho (prêmio de pesquisa internacional) e Shakai Bunka Korosho (prêmio ao serviço distinguido à sociedade e cultura). A realeza japonesa não somente reconheceu o Dr. Hatsumi como o grande mestre das tradições Ninja, como também o único representante vivo destas tradições no mundo.
• A Benção Apostólica pela Paz Mundial, concedida pelo Vaticano, firmada pelo Papa João Paulo II.
A despeito de todo esse reconhecimento internacional, Hatsumi Sensei prega a simplicidade, com a qual conduz sua vida. Ele constantemente ressalta a as vantagens de se viver uma vida Shizen (natural), seguindo a essência do estilo Ninja, em conformidade com as regras naturais da vida.

Nenhum comentário: